Enquadramento

Metodologia de Investigação I

Metodologia de Investigação I é uma das Unidades Curriculares obrigatórias do 1.º Semestre do Mestrado em Educação na área de especialização em Tecnologias Digitiais do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e, é coordenada pelo Professor Fernando Albuquerque Costa.

Para esta Unidade Curricular é nos pedido como elemento de avaliação a criação de um Personal Learning Environments (PLE), traduzindo para português, a criação de um Ambiente Pessoal de Aprendizagem. Este tipo de metodologia de trabalho obriga-nos a uma reflexão maior sobre as nossas aprendizagens, portanto, não basta conhecer e saber os conteúdos, há-que refletir sobre eles, atribuir-lhes uma opinião fundamentada, e isso transparecerá numa aprendizagem mais significativa e consciente.

Para a realização do PLE foi nos dada total liberdade de escolha da ferramenta e o modo como queríamos apresentá-lo, no meu caso optei por escolher o Webnode, pois nunca tinha trabalhado com esta ferramenta e nunca tinha realizado nada em jeito de site, o que me causara algum interesse e motivação. Criar este tipo de plataformas motiva-me, entusiasma-me, enriquece-me e mais do isso, diverte-me. Noutros tempos, em período de licenciatura, fiz também um PLE, mas no Blogger, por isso aquilo que fiz foi um Blog, e diverti-me imenso. Agora o desafio é outro, mais exigente e, provavelmente, mais divertido. Inicia-se um novo trabalho. Um novo desafio!

Decidi organizar este meu espaço em seis blocos - Início; Enquadramento; Módulos; Extras; Reflexão Final e; Bibliografia - não foram escolhidos por acaso, mas sim com propósitos claros. Ora, o bloco: 

-Início serve para me aprensentar aos leitores, para que possam saber quem sou e do que gosto, de uma forma breve e sucinta;

-Enquadramento serve para os leitores conhecer em que âmbito surge este site (este PLE), e para que possam compreender o modo como o organizei;

-Módulos corresponde à parte dos conteúdos obrigatórios da Unidade Curricular presente, que conta com 3 Módulos obrigatórios, onde apresentarei conteúdos chave aprendidos e as minhas respetivas reflexões e aprendizagens;

 -Extras é exatamente isso, extras da minha aprendizagem, que vão para lá dos conteúdos obrigatórios, é o meu caminho da curiosidade, do mistério, representados através de imagens e;

-Reflexão Final dita o fecho deste ciclo, deste trabalho, onde pretendo apresentar a minha introspeção do semestre e fazer uma autoavaliação de desempenho da Unidade Curricular e deste processo concreto.

-Bibliografia pretende apresentar a lista de autores citados e obras referidas, que serviram de inspiração, de organização, de aprendizagem, de informação e conhecimento.

No entanto, e caso haja necessidade de entrar em contacto comigo por diversos motivos, dúvidas, sugestões, inquietações, descontentamento, partilha de opiniões, tomo como liberdade abrir um bloco de Contacto, para que os leitores e interessados possam entrar em contacto comigo.

Personal Learning Environments | Susana Brilhante | 2016
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora