Extras
Uma fotogaleira! A minha visão - o meu álbum!
As imagens têm um poder enorme, podem ser tão intensas, tão mágicas e tão diretas que nem sequer precisam de ser acompanhadas de palavras, pois a imagem fala só e apenas por sí. E claro, através delas, cada um pensa, reflete, interpreta da forma que quiser, e talvez essa interpretação vá e muito ao encontro das experiências vividas por cada um de nós. Eis, então que se fez luz! Este espaço será de partilha de imagens que me transmitiram alguma mensagem, mas deixarei que as imagens façam o seu papel, estimular a criatividade e a capacidade de interpretação de cada um. No entanto, e no final de selecionadas as diversas imagens escolherei uma, e apenas da escolhida farei uma breve reflexão.
Qual é a tua imagem preferida?
Gosto de todas as imagens, por isso é que as fui guardado ao longo de tempo, mas tenho de ressalvar a última imagem que descobri e que surgiu na minha vida quando fazia scroll down pelo Instagram. Há imagens que nos tocam pela mensagem que passam, mas sobretudo porque encontramos nelas sempre imensos significados. Esses significados podem ser mais ou menos simbólicos, mais ou menos objetivos, mais ou menos realistas. A verdade é que a vida faz-nos atribuir simbologias e significados e muito se deve às experiências que temos e às vivências que passamos.
E remetendo já para a imagem seleccionada: A vida é a maior escola que temos! Ou não?

Esta mensagem é muito importante para mim. Acredito nela a 100%. Mas mais do que a sua mensagem pessoal, até ela se enquadra na essência da Unidade Curricular Metodologia de Educação I. Só através da Investigação conseguimos perceber o que uma escola inovadora, moderna, atual, criativa. Só através da Investigação conseguimos fazer um paralelismo do que foi a escola e do que é a escola. Só através da Investigação conseguimos entender as mudanças que ocorreram e as que ficaram por ocorrer. Só através da Investigação conseguimos melhorar uma escola, o ensino, a aprendizagem, as metodologias, as estratégias, os métodos, os procedimentos. Só através da Investigação conseguimos encontrar novas formas de ensinar e novas formas de aprender. Só através da Investigação conhecemos as várias alterativas de ensinar, os diferentes conceitos de Educação. Só através da Investigação conhecemos os mais diversos pedagogos e a importância que eles tiveram e têm - muitos deles são intemporais!(Maria Montessori, João de Deus, Célestien Freinet, Paulo Freire, Jean Piaget, Johann Pestalozzi, Rodolf Steiner, entre outros).
Resumidamente: só através da Investigação conseguimos melhorar o sistema de ensino!
Investir nas mesmas estratégias e ferramentas, nos mesmos recursos, dispositivos e métodos não servirá para inovar o Ensino. É preciso que haja mudança, nos paradigmas, no modo como olhamos para a escola, é preciso ignorar o preconceito, o medo, é necessário que se tenha coragem, que se invista, que se crie e que se acredite. Ao criarmos uma nova escola estamos a oferecer aos alunos mais competências e capacidades para que sirvam de ferramentas quando passarem à fase adulta. Nunca será tarde para se fazer algo novo, pensado, refletido, algo feito com pés e cabeça, é preciso não duvidar das pessoas que querem fazer diferente, mesmo que essa diferença seja uma autêntica reviravolta no Mundo da Educação.
Eu compreendo que a mudança possa gerar pânico, medo, incerteza, muitas dúvidas, mas também sou apologista de que se essa mudança for bem fundamentada, for bem estudada, não temos motivos para não experimentar e acreditar, afinal de contas "se formos apenas mais uma escola, seremos uma escola a mais!"