Extras

Uma fotogaleira! A minha visão - o meu álbum!

A esta seccção atribuí o factor surpresa, de curiosidade, de entusiasmo. Quando soube que teria de desenvolver um APA (Ambiente Pessoal de Aprendizagem) ou um PLE (Personal Learning Environments) sabia à partida que teria haver com conteúdos dados dados durante a Unidade Curricular (Metodologia de Investigação), mas soube de imediato que fosse lá aquilo que criasse uma secção seria dispensada para escrever sobre aquilo que quisesse, mesmo que não fosse tocar em conteúdos da Unidade Curricular. Queria que fosse um espaço só meu, um espaço em que alguém que leia perceber a minha opinião perante algum tema, alguma notícia, alguma imagem, qualquer coisa. Mas teria de ser algo especial e importante para mim.
Pois bem, à medida que fui desenvolvendo o meu APA (ou PLE) pensei em partilhar algumas imagens que se foram cruzando no meu caminho, em redes sociais, em revistas, em conversa com amigos, em pesquisas, em qualquer lado e por qualquer motivo. 

As imagens têm um poder enorme, podem ser tão intensas, tão mágicas e tão diretas que nem sequer precisam de ser acompanhadas de palavras, pois a imagem fala só e apenas por sí. E claro, através delas, cada um pensa, reflete, interpreta da forma que quiser, e talvez essa interpretação vá e muito ao encontro das experiências vividas por cada um de nós. Eis, então que se fez luz! Este espaço será de partilha de imagens que me transmitiram alguma mensagem, mas deixarei que as imagens façam o seu papel, estimular a criatividade e a capacidade de interpretação de cada um. No entanto, e no final de selecionadas as diversas imagens escolherei uma, e apenas da escolhida farei uma breve reflexão.

Qual é a tua imagem preferida? 

Gosto de todas as imagens, por isso é que as fui guardado ao longo de tempo, mas tenho de ressalvar a última imagem que descobri e que surgiu na minha vida quando fazia scroll down pelo Instagram. Há imagens que nos tocam pela mensagem que passam, mas sobretudo porque encontramos nelas sempre imensos significados. Esses significados podem ser mais ou menos simbólicos, mais ou menos objetivos, mais ou menos realistas. A verdade é que a vida faz-nos atribuir simbologias e significados e muito se deve às experiências que temos e às vivências que passamos. 

E remetendo já para a imagem seleccionada: A vida é a maior escola que temos! Ou não?

"Se formos apenas mais escola, seremos uma escola a mais"
"Se formos apenas mais escola, seremos uma escola a mais"

Esta mensagem é muito importante para mim. Acredito nela a 100%. Mas mais do que a sua mensagem pessoal, até ela se enquadra na essência da Unidade Curricular Metodologia de Educação I. Só através da Investigação conseguimos perceber o que uma escola inovadora, moderna, atual, criativa. Só através da Investigação conseguimos fazer um paralelismo do que foi a escola e do que é a escola. Só através da Investigação conseguimos entender as mudanças que ocorreram e as que ficaram por ocorrer. Só através da Investigação conseguimos melhorar uma escola, o ensino, a aprendizagem, as metodologias, as estratégias, os métodos, os procedimentos. Só através da Investigação conseguimos encontrar novas formas de ensinar e novas formas de aprender. Só através da Investigação conhecemos as várias alterativas de ensinar, os diferentes conceitos de Educação. Só através da Investigação conhecemos os mais diversos pedagogos e a importância que eles tiveram e têm - muitos deles são intemporais!(Maria Montessori, João de Deus, Célestien Freinet, Paulo Freire, Jean Piaget, Johann Pestalozzi, Rodolf Steiner, entre outros).

Resumidamente: só através da Investigação conseguimos melhorar o sistema de ensino!

Investir nas mesmas estratégias e ferramentas, nos mesmos recursos, dispositivos e métodos não servirá para inovar o Ensino. É preciso que haja mudança, nos paradigmas, no modo como olhamos para a escola, é preciso ignorar o preconceito, o medo, é necessário que se tenha coragem, que se invista, que se crie e que se acredite. Ao criarmos uma nova escola estamos a oferecer aos alunos mais competências e capacidades para que sirvam de ferramentas quando passarem à fase adulta. Nunca será tarde para se fazer algo novo, pensado, refletido, algo feito com pés e cabeça, é preciso não duvidar das pessoas que querem fazer diferente, mesmo que essa diferença seja uma autêntica reviravolta no Mundo da Educação. 

Eu compreendo que a mudança possa gerar pânico, medo, incerteza, muitas dúvidas, mas também sou apologista de que se essa mudança for bem fundamentada, for bem estudada, não temos motivos para não experimentar e acreditar, afinal de contas "se formos apenas mais uma escola, seremos uma escola a mais!"


Personal Learning Environments | Susana Brilhante | 2016
Desenvolvido por Webnode
Crie o seu site grátis! Este site foi criado com a Webnode. Crie o seu gratuitamente agora! Comece agora