
Módulo III
--- MÉTODOS, INSTRUMENTOS E TÉCNICAS DE RECOLHA DE DADOS ---
O Módulo III decorreu entre os dias 12 a 21 de dezembro de 2016.
A tabela a baixo enunciada foi criada por mim e foi uma das formas que arranjei de sintetizar toda esta informação, que vai ao encontro da diferenciação entre o método qualitativo e o método quantitativo e as demais características que acarretam, assim como, os diversos instrumentos e técnicas de recolha de dados existentes no Mundo da Investigação.

No entanto, e após algumas leituras, consegui enunciar mais umas tantas características importantes a salientar, tais como: no caso do método qualitativo, existem várias interpretações de uma análise indutiva por parte do investigador; o investigador assume um papel importantíssimo neste tipo de método, pois é através dele que se extraí o maior número de informação, tendo em conta que ele passe grande parte do tempo da investigação em terreno (trabalho de campo); sendo assim existe por parte do investigador e da sua equipa bastante preocupação com o contexto em que se inserem, com as pessoas que nele habituam e com as experiências vividas por elas.
Quando ao método quantitativo as características são bem diferentes, mais rígidas, fechadas e objetivas: toda a informação pode e tem de ser mensurada através de números, isto é, tem de classificada e analisada através de técnicas específicas, recorrendo, frequentemente, à estatística; estes números permitem verificar a existência ou inexistência de ocorrências, consequências e ou hipóteses; é portador de um cariz, altamente, rigoroso a nível científico e metodológico; nesse sentido é considerado um método significativamente empírico, pois a sua teoria e fundamento são construídos através de dados empíricos.
Referências bibliográficas:
Amado, J. (2013). Manual de Investigação Qualitativa em Educação. 1.ª Parte - Fundamentos da Investigação Qualitativa em Educação. (pp. 11 - 60). Imprensa da Universidade de Coimbra.Barbosa, E. (2008). Instrumentos de coleta de dados em pesquisas educacionais. Ser professor universitário.Dalfovo, M., Lana, R. & Silveir, A. (2008). Métodos quantitativos e qualitativos: um resgate teórico. Revista Interdisciplinar Científica Aplicada, Blumenau, v.2, n.4.